A Prodemge encerrou 2023 com entregas significativas para o governo e a sociedade, dando sequência a uma estratégia corporativa que enfatiza governança e gestão financeira sustentável. O balanço em fechamento mostra que a Companhia vai atingir o maior faturamento bruto da sua história, resultado que propicia investimentos expressivos em infraestrutura técnica, inovação e capital humano.

Esse quadro positivo evidencia a parceria com os clientes, em benefício do cidadão, no processo de transformação digital da área pública estadual. Confira algumas dessas realizações em áreas-chave para o Estado e o dia a dia das pessoas.

Mentalidade ágil, nuvem e inovação aberta

Ao longo do ano passado consolidou-se a adoção de práticas ágeis na oferta de soluções inovadoras aos clientes. Atualmente, a Companhia possui 80 squads formados no âmbito do Programa Mentalidade Ágil. Juntos, eles representam mais de 600 pessoas que trabalham conforme um modelo eficiente, participativo e inovador. Os serviços de desenvolvimento, manutenção e sustentação de sistemas no modelo ágil alcançaram cerca de 80% dos contratos firmados.

Outra relevante iniciativa do planejamento estratégico da Prodemge foi concluída no segundo semestre do ano: a implantação da torre de serviços de nuvem. Essa ação segue a diretriz de promover a inovação e a modernização do ambiente tecnológico da empresa para viabilizar às entidades do governo mineiro uma infraestrutura híbrida – solução que alia a segurança e os recursos do data center da Companhia aos ofertados pelas nuvens públicas dos principais prestadores de serviço nesse segmento de mercado.

Também parte do planejamento estratégico, o programa Trem – Movimento para Inovação Aberta teve o seu edital lançado em janeiro passado. O programa é a primeira iniciativa de inovação aberta no estado com fundamento no Marco Legal das Startups. Por meio dele, a Prodemge selecionou duas startups e firmou com elas um Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI) visando à construção do Produto Mínimo Viável (MVP) das soluções. Elas estão em fase de desenvolvimento e testes e devem ser entregues no primeiro semestre de 2024.

Segurança pública em destaque

Na área de segurança pública, várias iniciativas importantes merecem destaque. O Emergência MG é a mais recente. Lançado em novembro, funciona como uma porta única de entrada para acionamento das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar no estado. Ele permite que o cidadão solicite ajuda às forças de segurança pública por meio da internet, utilizando um site próprio, o MGapp ou o aplicativo de mensagens Telegram. A Prodemge foi responsável pela estruturação do projeto e adequação do ambiente do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), na Cidade Administrativa, para incluir os recursos de chat e vídeo da solução de atendimento telefônico.

Novembro também foi o mês em que a Base Integrada de Segurança Pública (Bisp), projeto de data lake que busca usar a tecnologia para democratizar o acesso a estatísticas e alavancar a gestão orientada a dados, venceu o Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, na categoria Gestão Interna. A Bisp está em produção desde setembro de 2022 e reúne atualmente mais de 2,5 terabytes de dados de diversos sistemas transacionais da segurança pública mineira em um só repositório. Ela está sendo utilizada em diversos projetos:

  • Painel de Crimes com Causa Presumida LGBTQIA+fobia
    Ferramenta idealizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Secretaria de Desenvolvimento Social, lançada em maio. Além de subsidiar a Comissão Estadual de Políticas de Enfrentamento às Violações Relativas à Orientação Sexual e à Identidade de Gênero na formulação de políticas públicas e na tomada de decisão, o painel dá transparência às informações referentes ao tema: é a primeira iniciativa da administração pública a abrir para consulta da população um painel de Business Intelligence (BI) construído a partir da Bisp.
  • Programa de Incentivo da Produtividade (PIP) do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária da Polícia Militar
    Por meio da Bisp, a instituição consegue construir, de forma automatizada e com dados confiáveis, relatórios individuais dos 1,2 mil militares de policiamento rodoviário do estado necessários para o PIP. O trabalho ainda possibilitou a integração com o sistema Gestão de Desempenho Operacional, que realiza o acompanhamento e a avaliação de resultados nesse quesito para os diversos níveis da estrutura organizacional do Batalhão.
  • Armazém Bisp
    Desenvolvido para a Sejusp com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso aos dados da base por usuários com diversos níveis de conhecimento em ferramentas de BI. Os dois primeiros painéis de indicadores desse projeto entregues tratam de informações sobre criminalidade violenta e crimes contra o patrimônio. Além da Sejusp, o Armazém Bisp pode ser acessado pelas polícias Civil e Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Ainda na área de segurança pública, destaca-se a disponibilização do registro de ocorrência de estelionato no sistema Delegacia Virtual da Polícia Civil a partir de agosto. Com a novidade, somam-se 13 os tipos de ocorrência em que o cidadão não precisa mais comparecer a uma delegacia para registrar o boletim: acidente de trânsito sem vítima; perda de documentos e objetos; desaparecimento de pessoa; localização de desaparecido; localização de desconhecido; dano simples; furto; ameaça; vias de fato; lesão corporal; descumprimento de medida protetiva; pichação; e, agora, estelionato.

Outra ação da Prodemge envolveu a ampliação de serviços do Protocolo Digital, sistema desenvolvido pela Companhia que permite à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (antigo Detran) tramitar processos e documentos de forma eletrônica. Com isso, o cidadão não mais precisa comparecer presencialmente a uma unidade de atendimento para solicitar serviços. O ano foi concluído com 17 processos em produção, disponíveis no site transito.mg.gov.br.

Saúde e educação

Na área de saúde e previdência social, a Prodemge entregou a plataforma para realização do primeiro censo previdenciário conduzido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), em 2023. A principal característica do sistema é ser intuitivo, para permitir a participação dos segurados de forma rápida e prática. Os dados coletados pela plataforma durante o censo vão possibilitar ao Ipsemg evoluir a robustez do regime próprio de previdência social do estado e aderir ao programa Pró-gestão RPPS do Ministério da Previdência.

Já o processo de licenciamento sanitário conduzido pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais ficou mais ágil e prático com o sistema Visa Digital, desenvolvido pela Prodemge e lançado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em novembro. Por meio do Visa Digital, cidadãos e empresas conseguem solicitar o alvará sanitário pela internet e acompanhar todo o trâmite do processo de forma simples e amigável. Outra novidade é modelo de alvará, que passa a trazer um QR code com o qual qualquer pessoa pode ter acesso a informações a respeito dele usando seu celular.

Para a educação em Minas, a Prodemge desenvolveu a nova versão do sistema Diário Escolar Digital. O trabalho teve a participação direta de professores, que apresentaram demandas e sugestões para a construção do protótipo. A ferramenta, com usabilidade otimizada, apresenta uma interface moderna e funcional para tornar a rotina dos professores mais dinâmica e atrativa no controle de atividades e frequência dos estudantes. Utilizado como um piloto por 50 professores da rede estadual de ensino, o sistema será liberado para toda a rede no início de 2024, beneficiando 1,7 milhões de alunos, 200 mil professores e 60,5 mil profissionais ligados à administração escolar.

Ainda vale mencionar duas iniciativas voltadas à gestão da área pública estadual: a automatização do processo de taxação reduziu os custos e o tempo necessários ao processamento da folha de pagamento da educação, proporcionando maior segurança da informação e diminuição de erros no lançamento de dados; e as evoluções do sistema Sigcon-Saída, que permitem o monitoramento da execução de convênios e parcerias pelos órgãos de controle em uma plataforma única, além da abertura automática de contas bancárias para recebimento de repasses financeiros pelos beneficiários dos convênios com o governo mineiro.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com