Uma ferramenta pioneira no país já está disponível em todos os 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) - o programa Emergência-MG. Implantado pela Superintendência de Redes e de Segurança da Informação da Prodemge e idealizado pela Secretaria de Estado de Justiça a Segurança Pública (Sejusp), o serviço oferta um novo canal para registro de ocorrências nas Polícias Civil (197) e Militar de Minas Gerais (190), além dos Bombeiros (193) e pode ser acessada por meio dos aplicativos MGApp, do portal emergencia.mg.gov.br e Telegram.

O Emergência-MG foi planejado para ser mais um canal disponível para a população acessar e os atendimentos prestados pelas forças de segurança de Minas Gerais. Lançado em novembro do ano passado, o período de teste da ferramenta, que durou 30 dias, foi realizado em Lagoa Santa e, durante esse intervalo, foram realizados mais de 6,4 mil registros, com um tempo médio de atendimento menor do que quatro minutos.

Emergência MG

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, detalhou que "os mineiros ganham muito com a possibilidade de acionamento das forças de segurança pela internet. Com o Emergência MG, a gente está ampliando não somente a forma de se pedir ajuda para as polícias e os bombeiros, mas também a qualidade desse processo, já que é possível fazer uma videochamada, georreferenciar o local de onde a pessoa está fazendo o registro, entre outras aplicações tecnológicas. Esse acionamento por mensagem pode ser crucial em um momento, ainda, em que o acionamento discreto é fundamental, como no caso de violência contra a mulher", detalhou.

O superintendente de Redes e de Segurança da Informação da Prodemge, Bruno Moreira, responsável pela equipe que implantou o Emergência-MG explicou que “o nosso papel é ser o braço tecnológico que apoia as forças de segurança e torna possível este projeto. Hoje, a solução atende a Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas o planejamento da Sejusp é expandir a ferramenta para todos os municípios mineiros”.

Secretário Rogério Greco 2

Desenvolvimento

Todas as interfaces foram planejadas para melhor utilização da ferramenta, que permite, por exemplo, que pessoas portadoras de deficiências auditivas possam fazer uso tanto do site como do aplicativo MGApp e Telegram. Além disso e de forma segura, a novidade permite o compartilhamento da localização, o envio de fotos, vídeos e áudios.

“Implantamos uma solução para melhorar ainda mais o atendimento das forças de segurança de Minas Gerais, tornando-o mais eficiente e mais abrangente. Hoje, praticamente todas as pessoas possuem um smartphone que dá acesso ao aplicativo do Emergência-MG e, isso, além de facilitar que elas possam acionar as forças de segurança por meio de um novo canal, além de melhorar a sensação de segurança”, concluiu o superintendente.

Atendimento

O serviço de atendimento virtual para emergências é pioneiro no Brasil e promove a mobilização integrada das polícias mineiras e Corpo de Bombeiros via chat pelo portal Emergência-MG e pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas - MG App e pelo Telegram.

 

*Crédito das fotos:Tiago Ciccarini/ Sejusp 

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