O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) lançou a Extranet no último dia 15/4. A ferramenta, mais moderna e colaborativa, foi desenvolvida pela Gerência de Sistemas de Saúde (GSS) e Previdência da Prodemge e substituiu a antiga Intranet. A novidade é parte da solução integrada de comunicação do Instituto, que foi lançada em 2023.

Desenvolvida utilizando metodologia ágil, a Extranet, além de oferecer as melhores soluções, vai proporcionar um ambiente de encontro entre os servidores. A demanda era oferecer um novo conceito de intranet, mais intuitiva e cooperativa, com viés cotidiano de comunidade e próximo ao servidor e com mais flexibilidade para os usuários.

A escolha por técnicas de ponta foi decisiva para o desenvolvimento da Extranet, como explica o scrum master do projeto Luís Henrique Vilano. “Tecnologicamente, utilizamos linguagens bem atuais e seguras, buscando o que temos de mais moderno no mercado”, explicou.

Já o supervisor da GSS, Carlos Pedrosa, detalhou que “a ferramenta é muito mais do que uma Extranet. Trabalhamos com a área de marketing do nosso cliente e com um squad multidisciplinar para desenvolver uma Plataforma de Comunicação Centralizada. O Gestor de Conteúdos, por exemplo, que foi criado para o novo site do Ipsemg, foi evoluído para gerenciar também a Extranet, facilitando a gestão e comunicação interna e externa do Instituto”,contou o suprevisor.

Novidades

Entre as novidades, a equipe Prodemge desenvolveu uma funcionalidade que se assemelha a uma rede social – o Eu Sou Ipsemg – onde é possível postar, curtir, comentar e compartilhar publicações. Outra novidade é o Espaço do Conhecimento, que foi inspirado no Wikipédia e permite a troca de conteúdos por meio de um fórum. Além de todas essas inovações, tudo foi segmentado por regiões. Contudo, as notícias principais permanecem as mesmas para todos os usuários, independentemente da região de onde estiver acessando.

A gerente de Sistema de Saúde e Previdência da Prodemge, Janaína Souza, ainda complementou que “a área de convivência é muito importante, porque são os próprios servidores quem irão alimentar. Nela, as publicações são descentralizadas em uma área colaborativa, moderada pela equipe de Marketing do Ipsemg”, explicou.

No modelo antigo, os servidores tinham uma intranet que era acessada apenas internamente. Com a Extranet, os servidores poderão logar de qualquer localidade. Além disso, a solução foi desenvolvida para se adaptar e funcionar adequadamente em telas de diferentes tamanhos – computadores, tablets ou celulares.

A live

Para o lançamento da Extranet, o Ipsemg organizou uma live no último dia 15/4. Cerca de 130 servidores do Instituto marcaram presença durante o evento, que durou em torno de uma hora.

Luís Henrique Vilano, scrum master do projeto, representou a Prodemge durante o encontro e falou sobre os aspectos tecnológicos do projeto. A chefe de gabinete do Ipsemg, Júlia Carvalho, destacou que “a Extranet é o canal oficial de comunicação institucional e o lançamento representa um marco no avanço da comunicação e no compromisso com a modernização do Instituto”.

Cadastros

O supervisor de Sistema de Saúde e Previdência, Carlos Pedrosa, destacou que, “em menos de 24 horas após o lançamento oficial da Extranet do Ipsemg, mais de 200 cadastros já haviam sido realizados no novo portal de diversas regiões do estado. Esse era um sonho antigo deles. Foi a concretização de uma grande necessidade e de uma ferramenta que tem grande capacidade e possibilidade”, concluiu o supervisor.


Próximos passos do projeto

Segundo a gerente da GSS, Janaina Souza, “a Plataforma Centralizada de Comunicação do Ipsemg tem potencial para ser utilizada, inclusive, por outras entidades do Estado. A próxima etapa, que já em andamento, é o desenvolvimento do Novo Portal de Serviços do Instituto, resultando em uma solução completa para atender aos gestores, servidores, beneficiários e prestadores de serviços do Ipsemg”, concluiu.

A equipe

Para o desenvolvimento da solução, a Prodemge reuniu um squad multidisciplinar composto pelos colaboradores Diego Ferreira, Enzo Chacin, Hudson Soares, Isabela Gontijo, Juarez Costa, Luis Vilano, Phillip Moura, Lais Costa, Gabriel Augusto, Thamiris Ferreira e Larissa Gonçalves.

Para a entrega da Extranet ao Ipsemg, a Gerência de Sistema de Saúde e Previdência contou com o apoio das Gerências de Planejamento e Controle (GPC), Operações (GOT), Ambientes Operacionais (GAO), Segurança da Informação e Defesa Cibernética (GSG), Sistemas de Trânsito (GST), Banco de Dados (GBD), Arquitetura Corporativa (GAC), Redes (GRE), Relacionamento com Clientes (GRC) e da Assessoria de Gestão Ágil (AGA).

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com