A Prodemge é a responsável pela hospedagem e melhorias realizadas no SUSfácilMG, sistema que faz o gerenciamento da regulação assistencial em todo o estado desde 2008. O código fonte foi cedido à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Gestão Pública, com sede no Ceará. De lá para cá, diversos aperfeiçoamentos nos softwares foram implementados pela equipe da Prodemge.

Dois squads com profissionais altamente capacitados são responsáveis pelas melhorias no sistema que fazem a diferença na vida da população. A gerente de Sistema de Saúde e Previdência, Janaína Souza, explicou que a Prodemge fez a absorção do código fonte do SUSfácilMG em meados de 2008. “Desde então, o nosso papel é hospedar e dar manutenção corretiva e evolutiva no sistema sob demanda pela SES-MG”.

Nos últimos três anos, algumas delas, inclusive, ajudaram a população mineira a ter atendimento de forma mais célere e com mais qualidade. O supervisor do projeto pela Prodemge, Humberto Duarte, explicou que diversas melhorias foram implementadas nos últimos anos.

“Algumas, como novo formato de relatório de filas de cirurgias eletivas, inclusão de nome social no cadastro do paciente, melhorias no âmbito da distribuição de controle de Autorização de Internação Hospitalar, solicitação de internação de cirurgia não eletiva para não munícipes, inclusão de critérios de priorização para solicitações de internação covid-19 e para inclusão do protocolo de queimados, foram essenciais para o melhor funcionamento da ferramenta e para o atendimento à população”, detalhou o supervisor.

A equipe da Prodemge também implementou nestes últimos anos vários relatórios que auxiliam os profissionais de saúde na tomada de decisão. Para se ter uma ideia, apenas no ano passado, o volume de solicitações de internações ultrapassou 1,3 milhão e, nos últimos 10 anos, o número é ainda mais significativo, com 12 milhões de pedidos.

O Sistema

O sistema SUSfácilMG é a ferramenta utilizada para cadastro e acompanhamento da evolução dos pacientes da rede pública de saúde e todas as informações pertinentes aos casos são compartilhadas via sistema informatizado.

O objetivo do SUSfácilMG é agilizar a troca de informações entre as unidades administrativas e executoras dos serviços de saúde de Minas Gerais para garantir aos mineiros o atendimento médico que precisam, cada vez mais perto e mais rápido, com equidade, eficiência e cuidado. Atualmente, o sistema possui mais de 14,6 mil usuários ativos e cerca de 900 estabelecimentos de saúde cadastrados no sistema e com operadores ativos.

As Centrais

São 13 Centrais Regionais de Regulação Assistencial, além de outras quatro municipais localizadas em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia. Nelas, sejam estaduais ou municipais, médicos e operadores trabalham para garantir o acesso do paciente à rede, baseados, sobretudo, no princípio da equidade.

As Centrais de Regulação funcionam da seguinte forma: o estabelecimento de urgência e emergência, como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, estabiliza o paciente com risco de morte, cadastra a solicitação de internação ou transferência no SUSfácilMG e preenche todas as informações sobre o estado de saúde do paciente para que sejam buscados leitos em outras unidades hospitalares que tenham a infraestrutura necessária.

Novas melhorias

Os profissionais da Gerência de Sistema de Saúde e Previdência da Prodemge têm atuado junto à equipe da SES para implementar novas funcionalidades e melhorias no SUSfácilMG. Nas últimas semanas, o foco tem sido para aperfeiçoar o software. As novas funcionalidades devem estar em funcionamento ainda neste ano.

Algumas delas são: alterações do Plano de Diretor de Regionalização (PDR) 2024 com preservação de dados históricos de 2020, atualizações de páginas das solicitações de urgência e emergência, estratificando dados do laudo de acordo com uma visão unificada e sequencial, implementação de protocolo e fluxo para encaminhamento à Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), construção de perfil específico para supervisores hospitalares e possibilidade de reagendamento das cirurgias eletivas.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, sete dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339-1600

(31) 3339-1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com