A Prodemge realizou, na segunda-feira (3/6), o 1° Inova Municípios, evento voltado ao fomento da inovação e da transformação digital na gestão das cidades mineiras. O encontro reuniu cerca de 400 gestores públicos e prefeitos de diversas regiões de Minas, e contou com as presenças do vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus, e da secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Durante o Inova Municípios, foram apresentadas soluções tecnológicas que oferecem mais eficiência, transparência e sustentabilidade às prefeituras e aos cidadãos. De acordo com o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, a infraestrutura e a expertise da Companhia podem contribuir efetivamente para transformar a gestão municipal.

Segundo ele, “a iniciativa tem o objetivo de apresentar às prefeituras e seus gestores soluções já desenvolvidas pela Companhia que levaram à transformação digital de uma série de serviços do Estado, trazendo economia, racionalização de recursos e inovação no atendimento ao cidadão”.

O diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, durante a abertura do 1° Inova Municípios

Em sua fala, o vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus, resumiu que o conceito de cidades inteligentes pode ser suprido pelas soluções ofertadas pela Prodemge. “A gente fala muito em cidades inteligentes como uma tendência do que tem para vir pela frente. Uma parte dessas soluções já está embarcada no que a Companhia oferece ao Governo do Estado, que tem condição de compartilhar também com os nossos municípios”. 

Simões ponderou também sobre a importância do Inova Municípios. “Trazer os prefeitos aqui, sensibilizar as secretarias municipais é uma forma de a gente avançar. Acho que é um jogo de ganho duplo, porque a gente tem condição de ter mais eficiência, mais transparência e, com isso, ir mais longe investindo melhor o dinheiro público”, defendeu o vice-governador.

O vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus, falou com os gestores público sobre a importância da transformação digital

As soluções

Durante o Inova Municípios, foram apresentadas três soluções aos gestores públicos: SEI! Municípios, Portal Cidadão e PRO-BPMS. O vice-presidente da Prodemge, Márcio Bernardino, detalhou os produtos. Ele defendeu que a transformação digital no estado sempre foi um grande desafio.

Para Bernardino, “os municípios, às vezes, não têm técnicos especializados, não têm equipes que possam dar suporte na implantação de sistemas e plataformas necessárias para a transformação digital. Nesse sentido, a Prodemge selecionou algumas soluções, juntamente com a Seplag e o Governo de Minas, que podem ajudar a superar essas carências, promovendo com segurança a transformação digital nos municípios”.

A diretoria da Prodemge com a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e o vice-governador de Minas, professor Mateus

A secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, reforçou que, “com menos burocracia, os serviços da prefeitura se tornam mais ágeis. Além de eliminar o corte de árvores e colaborar na preservação do meio ambiente, o cidadão vai perceber lá na ponta que é muito mais simples acessar os serviços públicos. Ele vai conseguir fazer protocolos digitais, acompanhar seus processos e, com isso, ter sua vida facilitada”.

Cidades do Futuro

O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, da SEDE, Bruno Oliveira, também marcou presença no 1° Inova Municípios e apresentou o programa do Governo Estadual Cidades do Futuro, que busca aumentar a eficiência das atuações locais, promover a simplificação das demandas e dar celeridade aos processos. Sete municípios assinaram o protocolo de adesão ao programa.

O subsecretário afirmou que “o programa Cidades do Futuro, além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Seplag, Codemge, AMM e Sebrae, agora também conta com a parceria da Prodemge para deixar ainda mais forte esse time”.

Investimentos

Durante a programação do Inova Municípios, o vice-presidente de Relações Institucionais do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Igor Eto, explicou como é possível implantar a transformação digital com linhas de créditos pré-aprovadas.

“O BDMG trabalha com uma linha de crédito para os municípios e temos garantido hoje mais de R$400 milhões para o desenvolvimento de novos projetos, inclusive, os que foram apresentados pela Prodemge hoje no Inova Municípios”, detalhou.

Programação

Extrema, Ipatinga e Timóteo assinaram o protocolo de intenções para receber o piloto do programa SEI! Municípios. A cerimônia foi realizada durante o painel “Transparência e agilidade – SEI! Municípios, que contou com a participação da secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto; do coordenador nacional do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pedro Moreira; do subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, da Seplag, Rodrigo Diniz; e do presidente da Prodemge, Roberto Reis.

O coordenador nacional do ProPEN, Pedro Moreira, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação contou que Minas Gerais foi o primeiro estado a colocar em prática as ações do ProPEN, criado por meio do Decreto n°11.946, em março deste ano, e promove a adoção do processo administrativo eletrônico no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. “O Decreto 11.296 elevou o processo eletrônico ao âmbito nacional. Anteriormente, nossos processos davam conta apenas os do Poder Executivo Federal”.

Durante o painel, a secretária Luísa Barreto, da Seplag, explicou que “em Minas Gerais, já estamos com quase sete anos de implantação do SEI. Então, temos bastante história para contar. Os números falam muito, mas eu acho que a experiência fala ainda mais. Trabalhar no Estado de Minas Gerais antes e depois do SEI é muito diferente, porque os processos são mais ágeis, mais confiáveis, não se perdem e não ficam na gaveta”, defendeu.

Cerca de 400 gestores públicos acompanharam o lançamento do SEI! Municípios

O subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, da Seplag, Rodrigo Diniz, explicou como os municípios podem aderir ao programa. “Criamos uma jornada de implantação do SEI. A licença não tem custo, apenas o de armazenamento. O primeiro passo é a adesão, na sequência alguém da equipe Prodemge fará contato, marcamos uma reunião e explicamos todas as etapas, inclusive o de regulamentação”, detalhou o subsecretário.
Os gestores municipais ainda puderam acompanhar palestras sobre Cidades inteligentes em uma sociedade conectada, com o especialista Renan Antoniolli, da Tuya Smart; e a palestra Governança, Gestão de Riscos e Compliance em Cidades Inteligentes, com Eduardo Nery, CEO da Every Cybersecurity and GRC Solutions.

Avaliação

O prefeito de Ijaci, Fabiano Moreti, refletiu sobre a importância do evento e do investimento em tecnologia pelas gestões municipais. Para ele, “daqui há alguns anos, não vamos conseguir administrar uma cidade sem que a tecnologia esteja inserida e alicerçada, porque ela está em nossas mãos e quem não se preparar vai sofrer muito”.

Ao fim do encontro, o diretor técnico da Prodemge, Ladimir Freitas, fez uma avaliação positiva do Inova Municípios. Segundo ele, a oportunidade de estar com gestores públicos municipais pode contribuir muito com o desenvolvimento das cidades mineiras. “O evento cumpriu com o objetivo de trazer a mensagem que havíamos proposto. O Inova Municípios superou a expectativa em termos de público, participação e organização”.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com