Iniciativa pioneira no país, implantada com a parceria da Prodemge, o Emergência-MG já é realidade em 61 municípios de Minas Gerais, nos quais beneficia mais de 6 milhões de pessoas. No fim do último mês, o Governo de Minas ampliou o escopo do projeto, alcançando mais 27 cidades.

É a quarta expansão desde que o sistema foi lançado, em novembro de 2023. Por meio dele, o cidadão pode solicitar ajuda das forças de segurança pública pelo , pelo aplicativo MGapp ou pelo aplicativo de mensagens Telegram.

Além de representar uma inovação para as polícias Militar (PMMG) e Civil (PCMG) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), o serviço é uma ação inclusiva, pois permite o acionamento por pessoas surdas, que contam com videochamadas com atendentes conhecedores da linguagem de Libras. Além disso, a interface com a tecnologia permite, de forma segura, o compartilhamento de localização e o envio de fotos.

Histórico

Quando lançado, em 2023, o sistema foi implantado como piloto na cidade de Lagoa Santa por um período de 30 dias. A partir de 2024, já houve quatro fases de expansão, chegando a 61 cidades. A intenção é que o alcance seja gradativo, para garantir total segurança à alta demanda gerada pelo 190, 197 e 193.

Desenvolvimento

A coordenação do projeto é da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que contou com o apoio técnico da Prodemge. A Companhia foi responsável pela estruturação do Emergência-MG e, como gestora da infraestrutura de TI da CA, pela adequação do ambiente do Ciad para incluir os recursos de chat e vídeo da solução de atendimento telefônico do governo. A empresa também capacitou mais de 90 pessoas que trabalham nos primeiros e segundos níveis de atendimento.

O trabalho integrado com a Sejusp envolveu ainda a PMMG, PCMG e CBMMG, além da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e o fornecedor TabControl.

 

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com