Uma nova solução Prodemge está modernizando os serviços de perícia médica no governo de Minas: o Sistema de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (Sipemso.MG), implantado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) no último dia 15.
Por meio da ferramenta, os médicos peritos estaduais têm acesso aos prontuários e dados dos servidores de forma organizada e rápida, sem necessitar recorrer às pastas físicas. Eles também conseguem, durante a consulta, inserir as informações do atendimento e assinar o prontuário no sistema, o qual garante a integridade e consistência dos dados.
A novidade também contempla a aplicação Módulo do Servidor, uma nova plataforma para que os servidores agendem suas perícias médicas; enviem exames, atestados e outros documentos digitalizados; consultem seus dados de forma ágil e confiável e acompanhem em tempo real todo o andamento de seu processo. Tudo isso por meio do Portal do Servidor.
Segundo Andréia Hott (GPG), scrum master do projeto, os dois novos sistemas têm integração também com o Sistema de Administração de Pessoal (Sisap), o que garante o acesso dados pessoais e funcionais do servidor com segurança e diminui a ocorrência de erros humanos.
Neste primeiro momento, as melhorias valem para os serviços "Afastamento por motivo de saúde presencial" e "Adaptação de horário de trabalho presencial". “Com o Sipemso.MG, o objetivo é proporcionar mais agilidade, eficiência e segurança. A digitalização de procedimentos irá facilitar tanto para o servidor que solicita o serviço, como para aqueles que prestam os atendimentos”, afirmou o superintendente Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag, Alvimar Tito.
O projeto foi desenvolvido dentro da Gerência de Sistema de RH e Pagamento (GPG) utilizando a metodologia ágil. “Isso fez toda a diferença, pois conseguimos fazer pequenas entregas – foram 44 iterações durante os dois anos de trabalho – e refinamos o escopo ao longo desse tempo. A entrada em produção aconteceu quando o cliente definiu o produto mínimo viável (MVP) para ele”, detalha Andréia.