O projeto Base Integrada de Segurança Pública (Bisp), desenvolvido pela Prodemge para as forças de segurança do Governo de Minas, recebeu o prêmio Data Impact Awards, promovido pela Cloudera, empresa americana de software especializada em soluções de dados híbridos.
A premiação ocorreu em São Paulo, durante o Envolve24, uma das mais importantes conferências mundiais da indústria sobre dados e inteligência artificial. Concorrendo com entidades como o Banco do Brasil e o Tribunal de Contas de Santa Catarina, a Bisp foi premiada na categoria People & Society pelo impacto direto na vida da população mineira.
No evento, a Prodemge foi representada pelo superintendente André Alves e pelo engenheiro de dados Felipe Rocha, que apresentaram uma palestra sobre como esse projeto está transformando a segurança pública em Minas Gerais.
Melhorias
A solução desenvolvida pela companhia deu mais autonomia às forças de segurança na análise de dados, e ampliando a transparência para a sociedade. Além disso, o projeto facilitou a integração de dados entre diferentes corporações policiais, promovendo a cooperação e a eficácia das ações de segurança.
Reconhecimentos
"Este prêmio reconhece os benefícios que a nossa solução trouxe para Minas. É o terceiro reconhecimento que recebemos em dois anos desde o lançamento da Bisp", ressalta o superintendente André Alves.
No ano passado, o projeto venceu o Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, na categoria Gestão Interna. Também em 2023, foi um dos selecionados para o Icegov, um evento anual coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do instituto Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance da sua universidade (UNU-Egov).