Gestão que assumiu em 2019 "arrumou a casa", alcançou recorde em negócios e prepara companhia para avançar em novas soluções para o Estado e municípios
O 4º Encontro Anual de Conselhos da Prodemge reuniu integrantes da Diretoria Executiva, dos conselhos Fiscal e de Administração e do Comitê de Auditoria Estatutário para avaliação de entregas e resultados, planejamento 2025 e trocas em torno da atuação da companhia nos últimos cinco anos, nessa quinta-feira (28/11), em Belo Horizonte.
Também participaram o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e presidente do Comitê de Coordenação e Governança de Estatais (CCGE), Fernando Passalio; o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Rodrigo Diniz; o coordenador-chefe da CCGE, Frederico Amaral e Silva, além de superintendentes e assessores da Prodemge.
Fernando Passalio detalhou que há 16 anos acompanha a Prodemge de perto, e destacou a evolução da companhia nos últimos anos.
"É notável o desempenho da Prodemge, uma empresa que vinha de sucessivos prejuízos e agora dá lucro. O exemplo da administração estadual é de que gestão é fundamental em uma estrutura governamental. Não é fácil administrar uma estatal e manter, ao mesmo tempo, eficiência em políticas públicas. E nunca se teve uma história tão boa de estatais como de 2019 para cá. Parabenizo muito essa gestão da Prodemge".
Avanços
Subsecretário de Transformação Digital da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Rodrigo Diniz lembrou que a Prodemge esteve envolvida em três grandes entregas do Governo de Minas deste ano, que considera um dos mais importantes das duas últimas décadas.
A Carteira de Identidade Nacional (2 milhões carteiras já foram emitidas no estado); a Transferência Digital de Veículos, lançada para todos os municípios mineiros na terça-feira (26/11); e o Boletim Escolar, que coloca na palma da mão dos pais e responsáveis notas e frequência escolar dos estudantes da rede estadual de ensino.
"Em 2025, nosso desafio será levar mais transformação digital para o interior do estado e a Prodemge é nossa parceira para melhorar o ambiente de transformação digital para todos os mineiros".
Governança
Os presidentes dos conselhos apresentaram as principais atividades e entregas das respectivas áreas.
Presidente do Conselho de Administração, Ezequiel Melo Campos agradeceu o empenho de todo o time Prodemge. "Os números relevantes demonstram a contribuição de cada um para a companhia".
Com mandato que se encerra em 2025, a presidente do Conselho Fiscal, Guadalupe Machado, destacou a linha do tempo desde o início da atual gestão, em 2019. "Encontramos uma empresa sucateada. E conseguimos alcançar estabilidade financeira, num papel muito confortável. Tenho muito orgulho de participar dessa história".
Já o presidente do Comitê de Auditoria Estatutário, Cleber Santiago, destacou a prestação de assessoria contábil à companhia, resultados de risco e controle, a supervisão de auditorias interna e externa. "Parabenizo a administração pela atenção a controles e riscos, por reconhecer que, diante dos desafios, é fundamental crescer com segurança".
Avaliação
Presidente da Prodemge, Roberto Reis agradeceu a presença do Governo de Minas e os profissionais que "fazem a Prodemge rodar".
"O objetivo desse encontro é a troca de experiências. É falar da companhia, do que está sendo feito. A Prodemge existe para levar transformação digital à palma da mão do cidadão. Nosso objetivo é fazer esse trabalho".
O presidente também falou sobre a revisão de estratégias institucionais, governança, compliance, controle interno e citou os investimentos e novas parcerias que estão sendo construídos e estão trazendo ótimos resultados. Entre eles, destacou a implantação do SEI!MG em municípios de Minas.
Reis ressaltou, ainda, o trabalho conduzido pelo diretor técnico, Ladimir Freitas, e pelo diretor administrativo e financeiro, Tadeu Barreto.
"Avançamos em divulgação de projetos junto ao governo, na proximidade à comunicação, temos mais governança, mais transparência", disse. E citou prêmios e reconhecimentos conquistados durante o ano, lembrando que a Prodemge concorreu e venceu empresas de grande porte.
O que esperar da IA?
Ainda na parte da manhã, o encontro contou com importante momento de reflexão em palestra de Alex Winetzki, CEO da Woopi, empresa do grupo Stefanini, referência global em Inteligência Artificial (IA).
Papéis
Conselho Fiscal: tem como função fiscalizar a gestão financeira, garantindo a conformidade e transparência nas operações.
Conselho de Administração: responsável por estabelecer as diretrizes estratégicas e supervisionar a gestão da companhia, zelando pela boa governança, integridade e ética.
Comitê de Auditoria Estatutário: assessora o Conselho de Administração na supervisão das auditorias interna e externa, gestão de riscos e controles internos, com foco em assegurar a integridade e a confiabilidade das informações financeiras e operacionais.
Crédito das fotos: Prodemge; Victor Fagundes