Entregas incluem Quadro de Alocação de Pessoal (QAP), que refina a busca e distribuição de vagas em escolas de todo o estado, entre outras ferramentas
A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) entregou à Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) soluções que promovem melhorias de RH na rotina de escolas, professores e quadro administrativo, com impacto direto para os 1,5 milhão de estudantes da rede.
Realizadas por equipes da Superintendência de Sistemas Educacionais e da Gerência de Sistemas de RH da Educação (GEF) da Prodemge, as entregas, válidas a partir deste ano, incluem a implantação do Quadro de Alocação de Pessoal (QAP) e novas funcionalidades ao Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (Siagepe). Além do novo sistema Cadastro de Professores Externos (PEX).
Muitas evoluções estão no Siagepe, que trata o processo de contratação temporária de pessoal; e no Controle Quadro Pessoal (SYSADP), que faz a gestão do quadro de funcionários das escolas e fornece o quantitativo de profissionais alocados.
Já o QAP é novo, e funciona como sistema que atualiza a distribuição de professores nas turmas e realiza o levantamento de necessidades de contratação.
Impacto
Superintendente de gestão de pessoas da SEE-MG, Tarcísio de Castro Monteiro ressalta que a sustentação e ampliação de sistemas de tecnologia realizadas em parceria com a Prodemge representam um salto de organização, qualidade e transparência na contratação de profissionais da Educação. E destaca o atual momento como um legado.
"A entrega de soluções inovadoras e de qualidade vêm transformando os processos de RH da rede estadual e têm impacto direto na qualidade do ensino em Minas".
Resultados
Superintendente de Sistemas Educacionais da Prodemge, Renan Ribeiro avalia as melhorias no RH da rede estadual de ensino.
“Objetivamos a agilidade e organização dos processos de contratação, para benefício da administração das escolas e dos milhares de professores que querem trabalhar na rede estadual e, agora, terão acesso a um processo de alocação 100% transparente”, reforça.
Ele destaca ainda que o benefício impacta diretamente a rotina de aprendizado, no dia a dia dos alunos, evitando demoras desnecessárias e salas de aula vazias.
"A assertividade no processo de contratação contribui para garantir a presença do professor em sala de aula, seja substituindo um colega em licença médica ou mesmo assumindo vaga recém-aberta".
Agilidade
“Com a implantação do QAP, a SEE obteve celeridade na distribuição de professores nas turmas e melhoria na identificação de vagas necessárias para contratação temporária para carreiras de magistério, apoiando o levantamento de vagas efetuado pela SEE”, descreve o scrum master da equipe, Anderson Cadar.
“A participação de diretores e gestores no desenvolvimento da aplicação resultou em uma interface com melhor usabilidade. A solução reduz o número de cliques de 32 para um no processo para alocação de um professor”, comemora.
Exemplos
No Siagepe, a entrega do Painel Gerencial se destaca por unificar informações e facilitar a gestão de contratação temporária de pessoal tanto do magistério (professores) quanto de pessoal administrativo, dispensando todo um processo anteriormente feito de forma manual.
Também o novo sistema Cadastro de Professores Externos (PEX), integrado ao Quadro de Alocação de Pessoal (QAP), faz parte das entregas da Prodemge na área da Educação.
O objetivo é possibilitar o cadastramento de professores externos à rede pública de ensino que passarão a ministrar aulas nas escolas estaduais por meio dos projetos Educação de Jovens e Adultos (EJA), Somar e Trilhas de Futuro.
Uma grande inovação trazida pelo PEX é a integração com a Receita Federal para a validação do cadastro do professor via CPF. Outro benefício é permitir o acesso ao diário eletrônico DED+ a professores e estudantes.
Saiba mais sobre as entregas para a Educação:
Quadro de Alocação de Pessoal (QAP) – Entregue em novembro de 2024, é o novo sistema de gestão das alocações de pessoal das unidades de ensino
estaduais; entre as funcionalidades, atribui aulas por turma e turno, visualiza aulas disponíveis para movimentação de pessoal, atribui extensão de carga
horária para efetivos, realiza alocação dos servidores contratados (temporários), substituição de professores em afastamento, emissão de
relatórios gerenciais e outras.
Controle Quadro Pessoal (SYSADP) - faz a gestão do quadro de pessoal das escolas e fornece o quantitativo de profissionais alocados.
Painel Gerencial do Siagepe - unifica informações e facilita a gestão de contratação temporária de pessoal tanto do magistério (professores) quanto de
quadro administrativo, dispensando todo um processo antes feito manualmente. Outra novidade é permitir que os gestores de RH da SEE
operem o sistema.
Cadastro de Professores Externos (PEX) - integrado ao Quadro de Alocação de Pessoal (QAP), possibilita o cadastramento de professores externos à rede
pública de ensino que passarão a ministrar aulas por meio dos projetos Educação de Jovens e Adultos (EJA), Somar e Trilhas de Futuro. Permite
acesso ao diário escolar DED+.
Crédito da imagem: SEE-MG/Divulgação.