Um grupo de 34 alunos do 5º período do curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro (FJP) foi recebido pelo diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Roberto Reis, e pelo diretor de Operações e Infraestrutura, Cássio Matoso, na manhã de hoje (24/4).
“Os alunos da FJP são futuros servidores do Estado, que vão atuar como especialistas em políticas públicas e gestão governamental nas mais diversas secretarias e entidades do executivo estadual. A visita foi importante para mostrar para eles como a Prodemge trabalha para entregar as soluções de TI que sustentam as políticas públicas em Minas”, explica o superintendente de Negócios, Marcelo Damazio.
Ele apresentou a companhia em números e mostrou os principais serviços oferecidos para a administração pública, que abarcam desde o desenvolvimento até a hospedagem de soluções que impactam diretamente o cidadão, como o SUSfácil, o Trilhas do Futuro e a Base Integrada de Segurança Pública (Bisp).
O aluno Jean Barbosa gostou de conhecer o processo pelo qual um sistema percorre até chegar ao seu usuário final, o cidadão, e destacou o caso da Bisp: “Ela é um bom exemplo de como a integração de dados é relevante e pode contribuir para implantar políticas públicas mais eficientes”.
A seriedade do trabalho executado pelos colaboradores da Prodemge e a preocupação com a segurança foram o que chamaram a atenção do estudante Matheus Avelar. “Foi muito importante a visita e aprender como as coisas acontecem e como os dados são armazenados”, afirmou.
Os professores Max Melquiades e Rodrigo Diniz, que também é subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), acompanharam a visita. “Agradecemos a Prodemge, por ter proporcionado a oportunidade de os alunos verem na prática tudo que estão aprendendo em sala de aula”, concluiu Max.