Programa de inovação aberta da Prodemge lança três desafios a startups e empresas de tecnologia
Com edital aberto até 21 de outubro, a segunda edição do Programa Trem – Movimento para a Inovação Aberta foi detalhada em live realizada pelo setor de Inovação da Prodemge (ASI) nesta quinta-feira (9/10).
Conduzida pela assessora de inovação Mônica Rocha, a apresentação também contou com a participação do diretor-presidente da companhia, Roberto Reis.
“Chamo a atenção do mercado para a possibilidade que o programa traz aos participantes: escalar soluções propostas em parceria com a Prodemge para prefeituras e até para outros estados, ampliando demais o potencial de negócios”, afirmou Reis.
Mônica explicou as três fases do programa – inscrição e seleção; avaliação das propostas selecionadas; desenvolvimento e experimentação, e detalhou que as startups e demais empresas que chegarem à etapa final recebem até R$ 200 mil para desenvolver o Mínimo Produto Viável (MVP) e os testes, antes da contratação.
“Principal característica e diferencial do programa é ampliar e acelerar a entrega de soluções inovadoras para a administração pública, utilizando o Marco Legal das Startups. Por isso é mais ágil que as licitações tradicionais, além de valorizar o potencial de inovação da solução proposta”, reforçou.
Desafios
A segunda edição do programa TREM – Inovação Aberta traz três desafios direcionados a melhorias de processos e serviços públicos, abordando: serviços do portal de trânsito; assistente automatizado de análise de projetos de prevenção e combate a incêndio; atualização de sistemas e soluções legados.
A live também contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET) e da Prodemge, que falaram sobre os desafios diretamente aos interessados em participar do edital.
Neste link é possível rever ou assistir novamente à live, que deixa mais uma vez convite a startups e empresas de tecnologia para embarque imediato no trem da inovação.
Na página do Programa Trem há informações completas sobre a iniciativa: www.trem.prodemge.gov.br.