Atenta às necessidades do Governo de Minas, a Prodemge reformulou o modelo de negócio da Rede Governo. A nova estrutura mantém os três pilares já consolidados - Integração à Rede Governo, Gerenciamento de Níveis de Serviços da Rede IP Multisserviços e Conexão à Internet de Alta Disponibilidade - e agora dá destaque especial à segurança, que antes estava incorporada ao serviço de conexão. Com a criação do Serviço de Segurança e Integração à Rede Governo, a reformulação passa a oferecer melhor custo-benefício para os órgãos públicos estaduais.
Com cerca de 2 mil pontos interligados em Minas Gerais, a Rede Governo é uma infraestrutura tecnológica gerenciada pela Prodemge, que garante conexão rápida, estável e segura entre os órgãos públicos e entidades públicas estaduais, além de acesso à internet em alta disponibilidade.
Segundo o superintendente de Negócios da Prodemge, Marcelo Damázio, a reformulação representa um avanço na oferta de serviços de rede para o Estado. “Reformatamos todo o nosso catálogo relacionado à Rede e conseguimos oferecer mais, com menor valor. Assim, ofertamos uma economia 25% para o Estado, resultado da redução dos preços para 90% dos usuários”, anuncia.
O trabalho da companhia envolve o gerenciamento completo da infraestrutura, incluindo equipamentos, softwares, filtros de conteúdo e outras tecnologias que asseguram proteção das informações e estabilidade das conexões.
Novas tecnologias
Com foco em investimentos voltados à melhoria contínua da qualidade e da confiabilidade dos serviços, a Prodemge deve incorporar, em breve, duas novas tecnologias à Rede Governo: SD-WAN (Rede de Longa Distância Definida por Software) e satélites de baixa órbita (exemplo, Starlink da SpaceX).
A SD-WAN otimiza a gestão e o desempenho das conexões em redes amplas empresariais ou governamentais, garantindo maior agilidade, flexibilidade e controle. Já satélites de baixa órbita asseguram acesso à internet em áreas remotas, onde as redes convencionais ainda não chegam de forma eficiente.
Rede Governo
A Rede Governo é peça estratégica na modernização da infraestrutura digital do Estado. O objetivo é aprimorar a comunicação dentro da administração pública, reduzindo custos, ampliando a qualidade e a velocidade das conexões e promovendo integração e transparência entre os órgãos. Com o uso de satélites de baixa órbita, a rede amplia a cobertura para todas as regiões de Minas, garantindo estabilidade e disponibilidade dos serviços públicos digitais.
