Cada vez mais adotado por grandes instituições públicas e privadas para resolver problemas complexos de dados, a Plataforma de Banco de Dados em Grafos é o mais novo serviço incorporado ao portifólio da Prodemge. A solução em nuvem permite armazenar e consultar informações conectadas de forma mais rápida e eficiente, sendo usada, por exemplo, em investigações e detecção de fraudes.
Em negociação com órgãos do Governo de Minas, como a Advocacia Geral do Estado (AGE) e a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), o Banco de Dados em Grafos nativos são bancos NoSQL que utilizam a teoria matemática dos grafos para mostrar conexões de dados. É usada em tarefas que exigem cruzamentos complexos de dados, como investigações, auditorias, detecção de fraudes e análises financeiras.
“O nosso objetivo é dar mais eficiência e inteligência no uso de dados do Governo de Minas. Com o serviço, os órgãos têm mais agilidade para as buscas de informações”, ressalta o superintendente de Negócio da Prodemge, Marcelo Damazio.
Como funciona
Diferente dos bancos de dados convencionais, estruturados em tabelas rígidas, os Bancos de Dados em Grafos apresentam informações como uma rede de conexões. Cada elemento vira um “nó” que se liga a outros por “arestas”, permitindo consultas mais flexíveis, dinâmicas e profundas.
Dessa forma, o processamento das informações funciona como uma rede de vínculos. Isso gera como resultado um melhor desempenho e flexibilidade na busca.
“Com um único CPF ou nome, por exemplo, é possível identificar rapidamente todos os vínculos relacionados a um cidadão, desde multas de trânsito até pendências financeiras ou serviços agendados. Isso agiliza investigações e dá mais precisão ao trabalho dos órgãos públicos”, explica Gustavo Garreto, da Gerência de Desenvolvimento de Negócios e Marketing (GDM).
Segundo ele, essa tecnologia pode transformar atividades de natureza jurídica, policial, fiscal, comercial e de auditoria.
O que a Prodemge oferece
O novo serviço é disponibilizado no modelo PaaS (Platform as a Service), baseado na tecnologia da NEO4J, referência mundial em grafos. A solução contempla um ambiente completo para armazenamento e processamento de dados em nuvem, além de ferramentas avançadas de análise.
A oferta inclui:
• Modelagem flexível em grafos (nós, arestas e propriedades);
• Linguagem Cypher para exploração de relacionamentos, alinhada ao padrão ISO/IEC 39075 (Graph Query Language – GQL);
• Visualização interativa de conexões em tempo real;
• Integração com múltiplas fontes (bancos relacionais, APIs, planilhas, documentos);
• Dashboards customizáveis para perfis diversos, como gestores, analistas e auditores;
• Recursos de machine learning, capazes de identificar padrões, aprimorar previsões e revelar insights relevantes.
