Há cerca de um ano, a Superintendência de Sistemas de Saúde (SSS), equipe da Diretoria de Soluções Digitais de Governo (DSG) da Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge), iniciou a implantação do Data Lake do Ipsemg, uma ferramenta que vem revolucionando o tratamento de dados do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais.
O repositório centraliza e organiza as informações dos mais de 700 mil beneficiários do Ipsemg, permitindo a criação de painéis com dados específicos, segmentados e alinhados às demandas das áreas do Instituto. A solução agiliza processos e amplia a precisão das análises, oferecendo visão integrada sobre bases de dados, perfis de usuários e históricos de procedimentos, entre outros.
Supervisor da SSS na Prodemge, Carlos Pedrosa descreve a evolução do projeto Data Lake desenvolvido para o Ipsemg.
“Na primeira inception, levantamos as necessidades referentes a cadastro, saúde, previdência. Daí avançamos em outros temas e evoluímos para pequenas entregas. Seguimos com a formatação da solução, e daí para o pipeline (fluxo), com a ingestão de dados brutos. Em seguida, há o tratamento e refinamento desses dados conforme a necessidade do cliente”.
Filtro “personalizado”
Uma das vantagens da implementação da ferrramenta Data Lake é justamente a reorganização segmentada de dados de diversas origens – estruturados e não-estruturados -, de acordo com a necessidade do contratante.
“As entregas permitem a democratização do acesso aos dados, clareza sobre as informações tratadas, agilidade, além de facilitar a tomada de decisão a partir de análises direcionadas”, registra Carlos Pedrosa.
No Ipsemg, a tecnologia já resulta em melhorias de processos de trabalho para servidores e amplia a transparência e o acesso a consulta de informações.
“A implementação do Data Lake no Instituto tem como foco principal organizar e disponibilizar informações essenciais de forma mais rápida, clara e acessível”, destaca o coordenador de Dados e Custos do Ipsemg, Bruno Avila.
A primeira etapa ocorreu com a divulgação de dados recorrentes e de grande relevância para a gestão. “Inicialmente, lançamos um painel dedicado às informações dos beneficiários com direito à assistência à saúde, incluindo vínculo, quantitativos, distribuição por região e município, dados que são úteis tanto internamente quanto para o público externo”, lista.
Em seguida, conta, o Data Lake deu origem a um painel com dados consolidados sobre as autorizações de procedimentos realizados pela rede credenciada do Guia Médico. A ferramenta permite acompanhar valores autorizados, evolução dos contratos e informações detalhadas por prestador.
“Com o Data Lake, o Instituto passou a disponibilizar publicamente o Painel de Beneficiários e o Painel de Execução e Capacidade de Atendimento da Rede Contratada, ambos acessíveis no site institucional”, detalha.
Segundo Avila, a iniciativa representa um avanço estratégico na gestão da saúde dos servidores públicos mineiros, com informações organizadas e atualizadas que ajudam na execução decisões administrativas e orientam a alocação de recursos, entre outros resultados.
“Internamente, os colaboradores agora têm acesso mais rápido a informações consolidadas, o que amplia a transparência dos processos e favorece a tomada de decisões baseada em dados. Isso tem tornado o trabalho mais ágil e eficiente no dia a dia”, aponta.
Disponibilidade
Carlos Pedrosa informa que o serviço Data Lake da Prodemge também já está disponível para outras instituições de Estado. “O Ipsemg, por exemplo, é um cliente que possui contrato ativo para a plataforma e também para a squad de analistas e engenheiros de dados. A plataforma é faturada por valor fixo mensal, conforme a faixa contratada pelo cliente. Já as horas da equipe são faturadas por meio das entregas por sprint (metodologia ágil) e segue o padrão da DSG, comumente empregado no desenvolvimento de sistemas da companhia”.
Carlos reforça o papel da companhia na implementação da tecnologia como fundamental, tanto na estruturação quanto nos levantamentos de dados. “E também na evolução do Data Lake, seja trazendo dados de novos sistemas, seja atuando nos refinamentos das novas entregas”, acrescenta.
Além do supervisor Carlos Pedrosa, integram a equipe Prodemge que responde pelo Data Lake Ipsemg a gerente de sistemas previdenciários Janaína Oliveira e a squad Fernando Dilly, Jairo França, Flavia Azevedo, Luciene Lima e Suelyem Matos.
